Artes

A Escola possui uma linha metodológica que dialoga com a abordagem triangular (Ana Mae Barbosa) e com o Multiculturalismo, considerando o fazer, a leitura e a contextualização artísticas, valorizando a reflexão crítica sobre as diferenças culturais no ensino da Arte. O conhecimento da História da Arte oferece um caminho para a contextualização sobre as linguagens artísticas nas sociedades, sua pluralidade de funções e valores estéticos, servindo de referência para análises e questionamentos, auxiliando o aluno a posicionar-se em seu tempo.

A leitura da obra de arte é abordada historicamente de modo a promover uma reflexão crítica e estética da produção artística dos povos e seus progressos filosóficos e tecnológicos.

O fazer artístico é a finalização do conhecimento técnico apreendido pelos alunos, resultando em leituras, releituras das obras de arte e criações baseadas em suas vivências.

Como diferencial, o CEI possui uma proposta pedagógica que privilegia a cultura, apostando numa educação que não objetiva apenas a formação de um cidadão que "lê, escreve e calcula", mas também o desenvolvimento de competências tais como:

  • Reconhecer a importância da Arte como linguagem;
  • Questionar as funções da Arte em diferentes culturas;
  • Estimular a conscientização política mediante o estudo do tema centralizador anual, que determina a análise e reflexão crítica de questões sociais e culturais a partir de propostas interdisciplinares;
  • Refletir sobre as problemáticas sociais como também as consequências no cotidiano do educando;
  • Proporcionar a compreensão da existência da Arte nas diversas áreas de conhecimento mediante a interdisciplinaridade;
  • Promover o conhecimento estético por meio da leitura de obras e frequência em eventos culturais da cidade;
  • Utilizar recursos tecnológicos oferecidos pela escola e outros possíveis é uma das metas da disciplina de Arte, com o objetivo de ampliar de forma mais prazerosa e diferenciada o conhecimento da área;
  • Valorizar o conhecimento artístico em suas manifestações (dança, música, artes visuais e teatro).
portal do aluno

Acesse agora mesmo o Portal do Aluno, um meio de comunicação simples e rápido para os alunos do CEI.