ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR / ENSINO FUNDAMENTAL II

 

    As Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), nos anos finais do Ensino Fundamental, têm como objetivo oferecer aos alunos oportunidades adequadas e diferenciadas de aprendizagem, visando a uma formação integral por meio do desenvolvimento de habilidades e competências, aproximando os educandos da cultura escolar.

 

  • AULAS DE CAMPO

    • Patrimônio Cultural - Corredor Cultural de Natal: A aula de campo no Corredor Cultural (Cidade Alta e Ribeira) dá continuidade ao Projeto Educação Patrimonial, um trabalho em conjunto com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) que objetiva conhecer e valorizar os elementos da nossa cultura, observando sua arte, história, arquitetura, cultura popular e artefatos expostos nos locais de memória, incentivar a preservação do nosso patrimônio e analisar o processo de urbanização  e metropolização da cidade de Natal.

    • Conhecendo nossa História - Palácio Potengi: Em consonância com o projeto “Conhecendo a nossa História”, a aula de campo da Pinacoteca do Estado proporciona aos alunos aprender sobre a Primeira República no Brasil em um espaço característico do período em estudo. Eles entram em contato com espaços de uma outra época e sentem a atmosfera do lugar como se estivessem em uma espécie de cápsula do tempo. O trabalho propõe também uma ênfase à história do Rio Grande do Norte, atendendo à proposta da escola e da UNESCO sobre Educação Patrimonial e Turismo Sustentável. A principal perspectiva é trabalhar os aspectos importantes da construção social, cultural e histórica do homem. Processo indispensável para a produção da História como uma ciência do tempo que conta e reconta a trajetória humana, a proposta convida os alunos a um passeio pelo acervo documental do Instituto Histórico e Geográfico, entrando em contato com as fontes históricas primárias, existentes naquela casa.  

 

  • VIAGENS DE ESTUDO

Tendo em vista a importância das aulas de campo para a formação integral dos nossos alunos, as viagens de estudo têm por objetivo proporcionar situações de aprendizagem in loco, significativas e contextualizadas, em consonância com o objeto do conhecimento estudado em sala de aula.

 

6° ano

Pré-História/ Mesorregião do Oeste Potiguar (Mossoró e Apodi)

7° ano

Pernambuco: a presença do passado colonial

(Igarassu, Recife e Olinda)

8° ano

Cultura Sertaneja - Seridó Potiguar

(Caicó,Currais Novos, Acari e Carnaúba dos Dantas)

9° ano

O velho Chico DES-encantado (Bacia do Rio São Francisco/Paulo Afonso)

 

  • LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA

As dificuldades por que passam os alunos, em termos de aprendizagem no campo da Matemática, vêm inquietando muitos educadores dessa área do conhecimento. Diante de tal inquietação, muitos deles buscam caminhos diversos que possam minimizar cada uma das dificuldades encontradas. Nessa busca, professores procuram apresentar procedimentos e estabelecer recursos didáticos-pedagógicos que possibilitem uma melhor compreensão em toda esfera do conhecimento matemático.

Para vencer tais obstáculos, temos o Laboratório de Matemática, que, em geral, visa desenvolver a curiosidade e o gosto de aprender matemática, o raciocínio abstrato e a capacidade de compreensão, análise, aplicação e síntese de software, a compreensão, a interpretação e a utilização de representações matemáticas (tabelas, gráficos, expressões, símbolos...) e compreender os conceitos, os procedimentos e as estratégias matemáticas que permitam adquirir  uma formação científica geral e avançar em estudos posteriores. A metodologia utilizada dispõe de atividades, jogos matemáticos e situações problematizadoras.

 

  • ESTUDOS MATEMÁTICOS

Tais estudos visam explorar o potencial do aluno, independentemente dos conteúdos abordados em sala de aula, de modo que os educandos aprofundem os seus conhecimentos matemáticos, possibilitando participações em Olimpíadas de matemática.


 

  • AULAS TEMÁTICAS

As aulas temáticas têm uma perspectiva interdisciplinar, nas quais várias disciplinas discutem em torno de um assunto articulando objetos de conhecimento diversos, com o propósito de que o discente tenha uma visão global e específica sobre o tema trabalhado.


 

 

  • AULAS INTEGRADAS COM A ROBOEDUC

 

Diante dos desafios das novas tecnologias, é necessário que o aluno desenvolva a habilidade de utilizar as tecnologias de comunicação e informação por meio da linguagem e de forma crítica e reflexiva, com o objetivo de encontrar soluções para a vida cotidiana. Com isso, proporcionamos aos nossos alunos uma vivência prática com o uso da robótica, problematizando situações em que o discente tenha que resolvê-las utilizando a tecnologia, notadamente, a robótica.

 

  • SEMANA LITERÁRIA

Desenvolvida anualmente, a Semana Literária envolve a leitura, a interpretação e a produção de textos literários que corroboram e complementam a discussão sobre o Tema Integrador, com trabalhos fundamentados em obras de autores nacionais e locais.