SERVIÇO DE PSICOLOGIA

 

A psicologia realiza seu trabalho em estreita parceria com as coordenações pedagógicas, pois acompanha as demandas comportamentais e emocionais dos alunos que possam interferir no seu processo de aprendizado cognitivo e socioemocional.

As intervenções, no entanto, não se limitam aos alunos. A psicóloga realiza fortalecimento da rede externa de cuidado dos alunos, formação dos professores em aspectos socioemocionais, oferece um espaço individualizado de escuta e orientação aos professores, abertura do diálogo aos pais através de palestras, textos e atendimentos individualizado, além de participar da implementação de diversas atividades promotoras de saúde mental e bem-estar em toda escola. Algumas ações desenvolvidas pela Psicologia:

 

  • ASSEMBLEIAS COOPERATIVAS

     Uma vez por trimestre, os alunos têm a oportunidade de discutir sobre os problemas vivenciados na sala de aula e na escola, evidenciados na autoavaliação, a fim de reconhecer seus papéis sociais enquanto agentes transformadores de uma realidade coletiva, ao mesmo tempo em que desenvolvem a formação de um ser pensante e crítico. As Assembleias Cooperativas são mediadas pelo professor do PFES.


 

  • PROJETO DE MONITORIA EM MATEMÁTICA

A finalidade do projeto é a cooperação no processo de aprendizagem dos alunos, possibilitando ao aluno-monitor o desenvolvimento de suas potencialidades. Os alunos que se disponibilizam em contribuir para a aprendizagem cooperativa são escolhidos pelos professores da equipe, de acordo com a facilidade com o conteúdo da área, o desenvolvimento das relações interpessoais e as atitudes discentes. O trabalho é desenvolvido em sala de aula com os colegas de turma e numa escola municipal de Natal por meio do projeto “Eu Cei qual o meu sonho!”.

 

  • Rotina de estudo

A psicologia organiza o horário de estudo com os alunos com o objetivo de ensinar a estudar. Para isso, são realizados atendimentos individuais e coletivos (Estudando Certo).