logo colégio cei
Agende uma visita
Menu

A contribuição da educação integral na formação do aluno

Alunos da educação infantil com professora do CEI, participando de atividades de educação integral

No mundo contemporâneo, habilidades e competências socioemocionais como autonomia, resiliência, flexibilidade, criatividade, inteligência emocional, entre outras, são fundamentais para o bom convívio social e sucesso profissional. Por isso, a educação integral é tão importante para as crianças e adolescentes do século XXI.

Entenda como o desenvolvimento integral, desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio, contribui com uma educação para o pensar e forma cidadãos preparados para a sociedade e o mercado de trabalho. Continue a leitura e saiba o que é educação integral e quais os benefícios de uma escola integrada. Confira agora!

O que é educação integral

O conceito da educação integral é proporcionar aos estudantes o amadurecimento e o aprimoramento de todas as suas capacidades, além da intelectual,  contemplando os âmbitos físico, emocional, cultural e social da criança e do adolescente.

Portanto, diferente da escola tradicional, o colégio que adota uma educação integrada não se preocupa apenas em transmitir conteúdo e conhecimento de aspecto intelectual, mas também busca oferecer uma formação integral ao estudante. A escola integrada trabalha por meio de atividades e diferenciais dentro e fora da sala de aula para desenvolver no aluno competências diversas.

Vale ressaltar que a educação integrada é diferente de uma educação em período integral. Isso porque, a escola que oferece a opção de o aluno estudar em período integral, aumenta a carga horária de permanência do aluno na escola e isso, por si só, não garante o desenvolvimento integral do estudante. Portanto, preste atenção: o período integral não é sinônimo de educação integral. Entretanto, é possível que um colégio ofereça ambos.

A educação integral é uma proposta pedagógica que tem como objetivo o desenvolvimento dos aspectos intelectual, físico, emocional, cultural e social da criança e do adolescente, preparando-os para a sociedade e o mercado de trabalho, garantindo o amadurecimento e aprimoramento de capacidades como a autonomia, a criatividade, a resiliência, a inteligência emocional, entre outras habilidades socioemocionais.

Quais os benefícios da formação integral do aluno desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio

Uma formação integral é essencial para preparar a criança e o adolescente para o futuro, assim como para o momento presente, devendo ser trabalhada em todas as fases da educação básica (desde a infância até a juventude). Afinal, cada etapa do desenvolvimento humano oferece um desafio diferente e diversas oportunidades para uma formação integral.

Conheça alguns dos benefícios de estudar em um colégio comprometido com o desenvolvimento integral do aluno e entenda por que essa abordagem pedagógica é importante desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio.

Maior motivação e engajamento do aluno com o processo de ensino-aprendizagem

Um dos benefícios da educação integral é motivar e engajar os estudantes através de atividades diversas que colocam o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem. O colégio que utiliza dessa abordagem pedagógica deve oferecer um ambiente desafiador para que o estudante encontre soluções e desenvolva todas as suas capacidades ao longo do processo.

Alinhamento com as exigências do mundo contemporâneo

Com o foco na formação de pessoas críticas, autônomas e responsáveis consigo mesmas e com toda a sociedade, a educação integral é uma proposta contemporânea alinhada com as demandas do século XXI. Dessa forma, um dos benefícios de estudar em um colégio com educação integrada é o desenvolvimento de capacidades coerentes com as exigências do mundo contemporâneo.

Além disso, a educação integral prepara as crianças e os adolescentes para o mundo atual e futuro. Isso porque, durante a infância, a criança constrói uma base sólida para as habilidades desenvolvidas ao longo de toda a sua vida. Por sua vez, o adolescente recebe uma formação humana e integral, essencial para o momento de escolha de sua carreira, ingresso na faculdade e também no mercado de trabalho.

Desenvolvimento das singularidades de cada indivíduo

A educação integral é uma proposta inclusiva, uma vez que reconhece, respeita e otimiza a singularidade de cada um. Afinal, para o desenvolvimento integral do aluno, é necessário que o estudante assuma uma postura ativa e central no processo de ensino-aprendizagem, cujo papel do professor é acompanhar o modo de cada um aprender, assim como desenvolver as particularidades e qualidades únicas dos alunos.

Oportunidades educativas diferenciadas

Diferente da escola tradicional, uma abordagem integral proporciona o acesso ao conhecimento de formas diversas e diferenciadas, pois trabalha por meio de interações com múltiplas linguagens, recursos, espaços, saberes e condições, de forma a respeitar a individualidade de aprendizado de cada aluno e desenvolver capacidades além da intelectual.

Por isso, o Colégio CEI assume um compromisso com o futuro e investe em uma metodologia de ensino de acordo com os conceitos de uma formação integral. O colégio se baseia em um processo de construção vivenciado de forma ativa pelos alunos, dentro e fora da escola, através de diferentes atividades e formas de aprender.

O Colégio CEI proporciona a melhor formação integral aos seus alunos! Por isso, saiba mais sobre a instituição acessando o nosso site agora mesmo.

Quero visitar o site!

Postado porCEI

Postado em3 de março de 2021


Palavras chave:

Leia mais

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Politica de Privacidade
Ligarclique para ligar