logo colégio cei
Agende uma visita
Menu

A importância de se fazer um Ensino Médio completo

Alunos do Ensino Médio do CEI

A escola desempenha um papel fundamental na construção de um cidadão consciente e responsável com a sociedade e o mundo, de forma que o aluno seja preparado para enfrentar os diversos desafios da vida adulta. Portanto, além da preparação para o Enem e para outros processos seletivos do Ensino Superior, um Ensino Médio completo é comprometido com a formação integral do estudante.

Sendo assim, entenda o que diz a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre a etapa do Ensino Médio e quais são os benefícios de estudar em um colégio que investe em um aprendizado alinhado com as necessidades da sociedade e do mercado de trabalho. Confira agora!

As finalidades do Ensino Médio na contemporaneidade segundo a BNCC

A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que serve como referência obrigatória para a construção do currículo de todas as escolas brasileiras da Educação Básica. Dessa forma, é essencial entender o que a BNCC diz sobre as responsabilidades da escola no Ensino Médio para, então, buscar um colégio que atenda aos requisitos de um ensino de qualidade.

De acordo com a BNCC, para atender às necessidades indispensáveis ao exercício da cidadania e à inserção no mundo do trabalho, assim como responder à diversidade de expectativas dos jovens quanto à sua formação, o colégio que acolhe a juventude deve estar comprometido com uma formação integral e com a construção do projeto de vida dos estudantes.

Dessa forma, um Ensino Médio completo deve consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento dos estudos, assim como criar condições para uma preparação básica para o trabalho e  cidadania do aluno, permitindo que o estudante continue aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores. Além disso, é imprescindível o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

Vale ressaltar que é dever da escola, ao longo de toda a Educação Básica, desenvolver no aluno uma série de competências gerais, sendo tais competências definidas como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais) e atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

Logo, para um Ensino Médio ser completo e cumprir com as finalidades orientadas pela BNCC, é necessário uma proposta pedagógica que seja capaz de contemplar uma formação integral com o objetivo de tornar o aluno um cidadão consciente e apto a atuar no mercado de trabalho e viver em sociedade. Ou seja, o papel do colégio nessa etapa de ensino vai muito além de apenas preparar o estudante para a prova do Enem ou vestibular.

Nova call to action

Os benefícios de estudar em um colégio com um Ensino Médio completo

Os benefícios de um aprendizado integrado com as necessidades do mundo contemporâneo são muitos, pois a formação integral oferece vantagens em todas as áreas da vida do aluno: social, acadêmica e profissional. Neste post foram pontuados três dos principais benefícios de se fazer um Ensino Médio completo. Confira a seguir!

O desenvolvimento de competências e habilidades valorizadas no mercado de trabalho

As competências socioemocionais e as habilidades práticas e cognitivas desenvolvidas por meio de uma formação integral no Ensino Médio são um forte diferencial competitivo de um profissional. Isso porque, cada vez mais, o mercado de trabalho busca por profissionais resilientes, criativos, com inteligência emocional, empatia, capacidade de comunicação, entre outros requisitos.

Além disso, tais competências e habilidades contribuem para um melhor desempenho no mercado de trabalho mas, também, na vida acadêmica e pessoal do estudante. Por isso, o desenvolvimento de competências socioemocionais e habilidades práticas e cognitivas é um dos muitos benefícios de um Ensino Médio completo.

A prática do pensamento crítico e da autonomia

O ser humano tende a agir de maneira imediata de acordo com as suas emoções e interpretações momentâneas, portanto, o pensamento crítico não é uma habilidade nata e deve ser estimulada e praticada. Sendo assim, uma formação integral coopera com o desenvolvimento do pensamento crítico do estudante, melhorando a capacidade de tomada de decisão do indivíduo. Além do mais, o pensamento crítico é fundamental para interpretar textos e encontrar as respostas certas nos vestibulares, assim como para a elaboração da redação do Enem.

O colégio também estimula a autonomia, possibilitando que o educando faça as melhores escolhas para si e trilhe o seu próprio caminho. No Ensino Médio, o pensamento crítico e a autonomia são fundamentais para que o aluno tome as melhores decisões quanto ao seu futuro acadêmico e profissional. Logo, é essencial estudar em um colégio que cria condições para o desenvolvimento dessas capacidades dos estudantes.

O cuidado com a saúde mental

A saúde mental dos alunos deve ser uma preocupação da escola. Afinal, especialmente no período pré-vestibular, existe uma pressão social muito grande que pode gerar ansiedade nos estudantes e isso é prejudicial para o rendimento escolar do aluno, assim como para o desempenho no Enem e no vestibular.

Portanto, é essencial contar com uma metodologia de ensino que se preocupa com a saúde mental do educando ao invés de aumentar ainda mais a pressão e causar problemas emocionais nos estudantes.

Vale muito a pena investir em um colégio que oferece aos educandos orientações com profissionais da psicologia e que investe em programas de saúde mental e bem-estar na escola.

Dessa forma, existem muitas vantagens em estudar em um colégio que investe em uma formação integral, sendo, inclusive, benéfico para a preparação para o Enem, pois desenvolve nos estudantes características essenciais para um bom desempenho nos estudos e na prova. Um aprendizado integrado com as necessidades da sociedade contemporânea oferece uma série de benefícios ao estudante e é coerente com as orientações da BNCC, tornando o aluno um cidadão consciente e preparado para os desafios do mercado de trabalho e do mundo.

Saiba como funciona uma metodologia de ensino que atende às demandas da sociedade atual! Leia, agora mesmo, sobre Pedagogia de Projetos: o que é e como funciona essa metodologia?

Quero saber mais sobre a pedagogia de projetos!

Postado porCEI

Postado em12 de março de 2021


Palavras chave:

Leia mais

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Politica de Privacidade
Ligarclique para ligar