logo colégio cei
Agende uma visita
Menu

Curso de Extensão sobre práticas de Pensamento Computacional

As novas formas de produção e distribuição do conhecimento estão provocando profundas mudanças na maneira de ensinar e aprender, criando um novo universo para o ecossistema da educação. Portanto, para acompanhar as mudanças e evoluções da sociedade, é necessário haver um enriquecimento das escolas para que permita dar espaço ao uso das tecnologias digitais e proporcione a inovação e a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

Neste contexto, uma direção que vem se popularizando nos últimos anos e tem incentivado o aparecimento de um grande número de iniciativas relacionadas ao uso das tecnologias digitais na educação é a do Pensamento Computacional, que consiste numa abordagem geral para resolução de problemas e conta com o desenvolvimento de um corpo de pesquisas robusto.

O Pensamento Computacional ajuda a ensinar os indivíduos a pensar mais eficazmente pelo fato de estruturar o raciocínio e trabalhar na compreensão do comportamento humano, se mostrando como habilidade bastante relevante para as mais diversas profissões. Assim, há o entendimento de que é vital que tal conhecimento comece a ser fomentado nas escolas do Ensino Básico, alfabetizando tecnologicamente os professores e alunos, conforme indica o Currículo de Referência em Tecnologia e Computação.

Esse currículo de referência tem como objetivo oferecer diretrizes e orientações para apoiar as redes de ensino e escolas a incluir os temas tecnologia e computação em suas propostas curriculares. Para tanto, as habilidades propostas no mesmo estão diretamente associadas às competências gerais e habilidades da Base Nacional Comum Curricular do MEC.

O curso se apresenta como uma parceria do Centro de Educação Integrada - CEI  com o Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional (Pensar RN - https://pensarn.imd.ufrn.br/) a fim de estimular nos professores do Ensino Básico o desenvolvimento do pensamento computacional como um instrumento de aumento do poder cognitivo e operacional humano. A programação do curso prevê 4 módulos de 6 horas. As inscrições deverão ser feitas por módulo de 6 horas, que serão ministrados por meio do ambiente de videoconferência Google Meet, no período compreendido de 14 de setembro a 30 de outubro de 2020.

Postado porColegio CEI

Postado em11 de setembro de 2020


Palavras chave:

Leia mais

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Politica de Privacidade
Ligarclique para ligar