logo colégio cei
Agende uma visita
Menu

Ensino Fundamental e a preparação para o próximo passo

Aluna do Ensino Fundamental do CEI em sala de aula

O Ensino Fundamental é o período escolar que precede o Ensino Médio. Portanto, durante essa etapa de ensino, a escola deve preparar o aluno para as mudanças biopsicológicas causadas pela transição da infância para a adolescência e também para as mudanças no ensino, assim como já iniciar o trabalho de preparação para o Enem e vestibulares.

Entenda como é trabalhada a fase de transição entre as etapas de ensino, qual é a importância da preparação para o Enem e vestibular desde o Ensino Fundamental e como a avaliação formativa contribui para o bom desempenho do aluno nos processos seletivos para o Ensino Superior. Confira agora!

Como é a fase de transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio

O Ensino Fundamental tem duração de 9 anos e corresponde à etapa de ensino mais longa da Educação Básica do Brasil, atendendo estudantes entre 6 e 14 anos. Por isso, essa etapa de escolarização é dividida entre Ensino Fundamental (anos iniciais), também chamado de Ensino Fundamental 1, e Ensino Fundamental (anos finais), ou Ensino Fundamental 2. Dessa forma, a primeira fase do Ensino Fundamental corresponde aos alunos do 1º ao 5º ano (6 e 10 anos), enquanto a segunda fase, os alunos do 6º ao 9º ano (11 e 14 anos).

Esse período abrange crianças e adolescentes que passam por uma série de mudanças relacionadas a aspectos físicos, cognitivos, afetivos, sociais, emocionais, entre outros. Além disso, nos anos finais do Ensino Fundamental, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, uma vez que existe a necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos, assim como a preparação e adaptação para o Ensino Médio.

Por isso, para fortalecer a autonomia do aluno e com base no princípio de educar para o pensar, o Colégio CEI realiza o trabalho didático-pedagógico do Ensino Fundamental observando as dimensões cognitiva, afetiva, física, ética, estética e política que compõem a educação cidadã. 

O esforço do colégio também é de aproximar o aluno das sequências didáticas mais complexas e mais representativas dos contextos e das explicações científicas. Por isso, os alunos tornam-se construtores de seus conhecimentos, sob a coordenação do professor, por meio de atividades que extrapolam conteúdos factuais e avançam na perspectiva da formação de conceitos, procedimentos e atitudes.

No Ensino Fundamental 2, os alunos do 6º ao 9º ano do Colégio CEI desenvolvem as competências socioemocionais necessárias para a fase de transição entre a infância e a adolescência, ao mesmo tempo que são preparados para o Ensino Médio por meio de um trabalho didático-pedagógico eficiente.

Nova call to action

A importância da preparação para os vestibulares desde o Ensino Fundamental

O Enem e os vestibulares são o meio de ingresso em cursos de Ensino Superior. Portanto, é muito importante que a escola, durante a Educação Básica, prepare os alunos para alcançarem um bom desempenho nas provas dos processos seletivos das faculdades e possa contribuir com a realização dos seus projetos de vida.

Alguns estudantes chegam ao Ensino Médio sem saber como se preparar para o Enem e demais  vestibulares, pois não tiveram o alicerce necessário para isso ao longo do Ensino Fundamental. Por isso, é importante construir a base da preparação para os processos seletivos desde os anos anteriores ao Ensino Médio.

Dessa forma, o Colégio CEI aposta em metodologias baseadas em problematizações e incentiva a autonomia e a criação de hábitos de estudos diários desde o Ensino Fundamental. Além do mais, os alunos do nosso colégio também contam com a avaliação formativa, uma ferramenta essencial para a preparação para o Enem e o vestibular.

Como a avaliação formativa no Fundamental 2 contribui com a preparação para o Enem e os vestibulares

A preparação para provas de ingresso ao Ensino Superior exige do aluno autonomia, autoconhecimento, disciplina, engajamento e protagonismo no seu processo de ensino-aprendizagem. Por isso, a avaliação formativa contribui muito para que o estudante crie o hábito diário de estudar e seja capaz de encontrar métodos que funcionam para o seu bom desempenho nos estudos. Dessa forma, entenda o que é a avaliação formativa e como ela colabora para que os alunos do Fundamental 2 aprendam a como se preparar para o Enem e vestibulares.

O que é avaliação formativa

A avaliação formativa é um método não-tradicional de avaliar o processo de ensino-aprendizagem do estudante. Para isso, é utilizado um conjunto de práticas com base em diferentes métodos avaliativos/metacognição que visam medir de forma profunda e individual o progresso do aluno.

Enquanto a avaliação tradicional foca na reprodução do conteúdo aprendido, de forma unilateral e sem espaço para que os alunos participem ativamente do processo, a avaliação formativa atribui aos estudantes o protagonismo no desenvolvimento de sua aprendizagem, estimulando a auto-avaliação, maior engajamento, mais motivação, entre outros benefícios.

Como funciona a avaliação formativa

A avaliação formativa funciona por meio de diversas ferramentas de avaliação, a depender do planejamento pedagógico da escola e do professor. Portanto, é possível contar com exercícios de auto-avaliação, seminários, trabalhos em grupo e até mesmo as provas tradicionais. O essencial é que o aluno esteja engajado e consiga visualizar e avaliar, junto com o professor, o seu desenvolvimento e progresso.

Por isso, a avaliação formativa contribui muito com a preparação para o Enem e vestibulares, pois cria no estudante a capacidade de identificar o que aprendeu e o que não aprendeu, além de reconhecer por que não aprendeu e lhe dar a oportunidade de aprimorar o seu método de estudo. 

Dessa forma, o estudante valoriza o estudo diário, o fazer e o refazer de várias e diferentes atividades e aprende como trilhar o seu próprio caminho de preparação para as provas através do autoconhecimento e autocrítica desenvolvidos com a avaliação formativa.

Logo, é primordial que, ao longo do Ensino Fundamental, o estudante seja preparado para o próximo passo da Educação Básica: o Ensino Médio. Assim como é essencial que já no Ensino Fundamental o aluno seja preparado para o Enem e vestibular por meio de uma excelente metodologia de ensino e de avaliação.

Saiba mais sobre o Colégio CEI! Visite, agora mesmo, o nosso site.

Nova call to action

Postado porCEI

Postado em8 de março de 2021


Palavras chave:

Leia mais

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Politica de Privacidade
Ligarclique para ligar