logo colégio cei
Agende uma visita
Menu

Pedagogia de Projetos: o que é e como funciona essa metodologia?

Alunos durante aula de química, envolvendo pedagogia de projetos

A Pedagogia de Projetos é uma metodologia de ensino coerente com as necessidades da nossa sociedade atual. Dessa forma, contar com um colégio que aplica essa metodologia é importante para garantir um processo de ensino-aprendizagem atualizado, com a capacidade de engajar os estudantes e desenvolver nos alunos as habilidades necessárias para a formação acadêmica e humana.

Portanto, entender o que é e como funciona essa metodologia é fundamental para compreender os conceitos de uma educação moderna e acompanhar o desenvolvimento do aluno e o trabalho da escola.

Sendo assim, entenda o que é Pedagogia de Projetos, como funciona na prática, por que favorece o desenvolvimento do aluno e quais os benefícios dessa metodologia de ensino para os estudantes. Confira agora!

O que é a Pedagogia de Projetos

A Pedagogia de Projetos é uma metodologia de ensino com o objetivo de educar por meio da experiência, transformando o aluno no protagonista do processo de ensino-aprendizagem enquanto o professor atua como um guia e mentor. Logo, a proposta é que o estudante desenvolva um projeto de pesquisa e, durante a realização do projeto, adquira os conhecimentos necessários para alcançar o objetivo final da experiência.

Dessa forma, esse modelo de ensino se difere do método tradicional, pois as aulas não são expositivas. Ou seja, os alunos não assumem um papel passivo em sala de aula, apenas ouvindo os conhecimentos transmitidos pelo professor, como acontece no modelo tradicional. Afinal, na Pedagogia de Projetos os estudantes aprendem com base em sua própria experiência, agindo de forma ativa e construindo o seu próprio conhecimento com a orientação do professor.

Sendo assim, quando a escola utiliza a Pedagogia de Projetos, além de garantir um processo de ensino-aprendizagem eficiente, é possível formar pessoas autônomas, críticas e participativas.

Como funciona a Pedagogia de Projetos

A Pedagogia de Projetos funciona por meio da intencionalidade e de atividades interdisciplinares. Para ficar mais claro, esse modelo de ensino é elaborado por meio de uma intenção clara por parte da equipe pedagógica e trabalha conhecimentos multidisciplinares, uma vez que para realizar um projeto de química, por exemplo, se faz necessário também conhecimentos de matemática, linguagens, história, entre outros.

Logo, na prática, a equipe pedagógica define a intencionalidade do projeto, ou seja, o objetivo da pesquisa do aluno, quais são os conhecimentos que devem ser adquiridos ao longo do processo, quais as capacidades cognitivas e acadêmicas que devem ser desenvolvidas, etc. 

Sendo assim, com base nesse propósito, é definido se o projeto de pesquisa será realizado em grupo ou individualmente, quais os recursos que podem ser utilizados, se haverá um evento de apresentação e exposição dos resultados finais, entre outros pontos a serem decididos pelos educadores.

Após a definição da intencionalidade e dos pontos importantes para alcançar o objetivo proposto, o professor deve guiar os alunos na escolha da temática, na elaboração do roteiro de trabalho, na produção do projeto de pesquisa, na realização de atividades interdisciplinares e práticas e, por fim, na conclusão do projeto. 

Além disso, ao longo desse processo de ensino-aprendizagem, os alunos realizam relatórios e debates, agindo de forma sempre ativa na produção de conhecimento.

Agora que você já sabe como funciona a Pedagogia de Projetos na prática, entenda por que essa metodologia de ensino favorece o desenvolvimento do aluno e por que o Colégio CEI adotou esse modelo na sua proposta pedagógica.

Por que essa metodologia de ensino favorece o desenvolvimento do aluno

A Pedagogia de Projetos é uma forma de ressignificar a escola dentro da realidade contemporânea, permitindo que o ambiente escolar se torne um espaço significativo de aprendizagem, sem perder de vista a realidade cultural de todos os envolvidos nesse processo. Dessa forma, a postura de um trabalho com projetos de pesquisa contribui de maneira efetiva na educação integral do aluno, criando condições de desenvolvimento acadêmico, cognitivo e social.

Dentro da Pedagogia de Projetos, é possível aprender de forma ativa, tomando decisões, discutindo problemas, trazendo uma nova perspectiva e atuando de maneira mais democrática. Por isso, essa metodologia de ensino condiz com a proposta pedagógica do Colégio CEI de educar para o pensar. 

Afinal, por meio desse método, aprender deixa de ser um simples ato de memorização de conteúdo e passa a ser um trabalho de construção significativa dos conhecimentos necessários para a elaboração do projeto.

Portanto, uma das muitas vantagens dessa metodologia de ensino é o engajamento dos alunos, uma vez que por meio do processo de ensino-aprendizagem com projetos os professores e alunos têm a oportunidade de transformar a ação educativa em uma atividade prazerosa e significativa, favorecendo o desenvolvimento do estudante.

Além do mais, o mundo contemporâneo exige que o indivíduo seja um ser completo para atuar no mercado de trabalho e na sociedade. Por isso, a escola deve promover uma educação que considere o educando em sua totalidade, não apenas como aluno, mas como ser humano. 

Sendo assim, mais uma vantagem da Pedagogia de Projetos que favorece o desenvolvimento do aluno é a oportunidade de desenvolver nos estudantes, além dos conhecimentos acadêmicos, atitudes como o respeito, a responsabilidade, a autonomia, a cooperação, entre outros.

Quais os benefícios dessa metodologia de ensino

Uma vez que a Pedagogia de Projetos proporciona a oportunidade de uma aprendizagem conceitual, atitudinal e procedimental, a lista de vantagens dessa metodologia é extensa. Portanto, listamos alguns dos principais benefícios desse modelo de ensino para os alunos, são eles:

Sendo assim, essa metodologia de ensino traz muitos benefícios às crianças e jovens do século XXI, pois desenvolve habilidades fundamentais para a sociedade do mundo contemporâneo. Por isso, esse método é aplicado no Colégio CEI.

Logo, está claro o que é Pedagogia de Projetos, como ela funciona e quais os benefícios dessa metodologia de ensino para o desenvolvimento do estudante.

Agora que você já sabe tudo sobre Pedagogia de Projetos, conheça, agora mesmo, os 5 pontos a se analisar na hora de escolher uma escola em Natal!

Quero saber como escolher uma escola!

Postado porCEI

Postado em26 de fevereiro de 2021


Palavras chave:

Leia mais

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Politica de Privacidade
Ligarclique para ligar