logo colégio cei
Agende uma visita
Menu

Pedagogia de Projetos: o que é e como funciona essa metodologia?

Alunos durante aula de química, envolvendo pedagogia de projetos

Pedagogia de Projetos: o que é e como ela acontece na escola?

A Pedagogia de Projetos é uma forma de organização curricular em que os alunos são instigados a explorar a realidade,  por meio das relações entre as áreas de conhecimentos . É, ainda, uma metodologia de ensino com o objetivo de educar por meio da experiência, transformando o aluno no protagonista do processo de ensino-aprendizagem enquanto o professor atua como um guia e mentor. Dessa forma, educadores e alunos compartilham indagações, hipóteses, estratégias de pesquisa e alternativas de solução. Assim, um colégio que tem como proposta pedagógica a Pedagogia de Projetos busca estimular um processo de ensino-aprendizagem significativo com a capacidade de engajar os estudantes e favorecer o desenvolvimento de habilidades necessárias para a formação integral.

Portanto, entender o que é e como funciona essa metodologia é fundamental para compreender os conceitos de uma educação moderna e acompanhar o desenvolvimento do aluno e o trabalho da escola.

Pedagogia de Projetos na prática

Na Pedagogia de Projetos os estudantes aprendem com base em sua própria experiência, agindo de forma ativa, com a orientação e mediação do professor.

Essa proposta funciona por meio da intencionalidade da atividade pedagógica e de práticas interdisciplinares. A equipe pedagógica define o objetivo do projeto e a relação desta com competências e habilidades a serem desenvolvidas ,em várias disciplinas do currículo, para a série específica que está trabalhando.

Professores e alunos exploram os conhecimentos prévios sobre o assunto em pauta; o que desejam saber mais sobre o tema; quais formas os dados serão coletados; as informações colhidas são debatidas em grupo e analisadas sob o ponto de vista científico, para validá-las ou não; e definem como as conclusões serão apresentadas à comunidade escolar.

Além disso, ao longo desse processo de ensino-aprendizagem, os alunos realizam relatórios e debates, levantando hipóteses, desafiando a curiosidade, estimulados a fazerem críticas e trazerem soluções, participando de forma sempre ativa na produção de conhecimento. Sendo assim, quando a escola utiliza a Pedagogia de Projetos, além de garantir um processo de ensino-aprendizagem eficiente, é possível formar pessoas autônomas, críticas e participativas.

Agora que você já sabe como funciona a Pedagogia de Projetos na prática, entenda por que essa metodologia de ensino favorece o desenvolvimento do aluno e por que o Colégio CEI adotou esse modelo na sua proposta pedagógica.

Quais os benefícios dessa metodologia de ensino

O formato de um trabalho com projetos de pesquisa contribui de maneira efetiva na educação integral do aluno, criando condições de desenvolvimento acadêmico, cognitivo e social, permitindo que o ambiente escolar se torne um espaço significativo de aprendizagem, sem perder de vista a realidade cultural de todos os envolvidos nesse processo.

O mundo contemporâneo exige que o indivíduo seja um ser completo para atuar no mercado de trabalho e na sociedade, de forma crítica e contribuindo com novas perspectivas para a resolução de problemas da comunidade. Portanto, o trabalho com projetos é um meio para desenvolver as habilidades integrais necessárias para que o aluno possa se inserir na sociedade de forma participativa e construtiva.

Aliado a isso, uma das muitas vantagens dessa metodologia de ensino é o engajamento dos alunos, uma vez que por meio do processo de ensino-aprendizagem com projetos os professores e alunos têm a oportunidade de transformar a ação educativa em uma atividade prazerosa, favorecendo à motivação do estudante.

Dentro da Pedagogia de Projetos, é possível aprender de forma ativa, tomando decisões, discutindo problemas, trazendo uma nova perspectiva e atuando de maneira mais democrática, respeitando as múltiplas opiniões existentes no grupo e contando que cada um tem seu papel para o desenvolvimento adequado do projeto. Assim, podem experimentar o benefício de posturas de respeito, responsabilidade, autonomia e cooperação.

Uma vez que a Pedagogia de Projetos proporciona a oportunidade de uma aprendizagem conceitual, atitudinal e procedimental, a lista de vantagens dessa metodologia é extensa. Portanto, listamos alguns dos principais benefícios desse modelo de ensino para os alunos, são eles:

Postado porteamamaia

Postado em31 de maio de 2021


Palavras chave:

Leia mais

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

    entre em contato

    Entre em contato

    Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

      Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

      Termos de Uso|Politica de Privacidade
      Ligarclique para ligar