logo colégio cei
Agende uma visita
Menu

Porque estimular o pensamento crítico desde o Ensino Infantil

Aluna do Ensino Infantil do CEI

Ser capaz de analisar bem uma situação para, então, tomar decisões conscientes e inteligentes é uma habilidade muito valorizada na sociedade do século XXI. Por isso, o pensamento crítico, assim como outras funções cognitivas, devem fazer parte das competências desenvolvidas pela criança no Ensino Infantil. Afinal, o estímulo cognitivo é essencial para o desenvolvimento infantil e para o sucesso acadêmico, social e profissional do futuro adulto.

Sendo assim, entenda o que é o pensamento crítico e quais são os benefícios de estimular essa capacidade cognitiva logo na fase infantil da vida. Confira agora!

O que é pensamento crítico?

O pensamento crítico é a capacidade de realizar um julgamento e tomar uma decisão sem ser de forma automática ou impulsiva. Ou seja, pensar de maneira crítica significa buscar por referências, motivos e argumentos que sustentam uma reação mediante uma determinada ação.

A nossa tendência costuma ser agir de forma automática e impulsiva, logo, o pensamento crítico não é algo natural e deve ser estimulado e exercitado para que a criança, o jovem ou o adulto seja capaz de observar e analisar um fato antes de se posicionar diante dele.

Dessa forma, o pensamento crítico serve para formar cidadãos conscientes, empoderados e agentes de transformações, sendo livres de ideias preconcebidas por outros e dificilmente manipulados.

Essa habilidade consiste na aptidão de agir somente após analisar e ponderar as situações vividas e encontrar respostas cabíveis, criativas e inteligentes mediante tais situações.

Como funciona o processo de pensar criticamente?

A capacidade de pensar criticamente acontece por meio de diversas funções cognitivas que permitem um caminho racional e consciente de tomada de decisão. Portanto, o pensamento crítico tem dois pilares: competências cognitivas e espírito crítico.

As competências cognitivas referem-se às capacidades de análise, comparação, empatia, entre outras habilidades que possibilitam a avaliação e o julgamento de experiências, fatos, conteúdos, opiniões, entre outras situações apresentadas. Por sua vez, o espírito crítico está ligado às inclinações e comportamentos prévios que levam alguém a elaborar conceitos para agir de acordo com os seus fundamentos e ideais.

Sendo assim, o processo de pensar criticamente consiste em observar e analisar situações, conceitos, fatos, conteúdos, experiências, etc., por meio de funções cognitivas e, após a observação e análise, realizar um julgamento e tomar uma decisão com base no espírito crítico.

Agora que você já entendeu o que é e como funciona o pensamento crítico, conheça quais são os benefícios de estimular essa capacidade desde o Ensino Infantil.

Nova call to action

Quais os benefícios de estimular o pensamento crítico no Ensino Infantil?

O pensamento crítico é um estímulo cognitivo muito importante para o desenvolvimento infantil. Afinal, ao pensar de maneira crítica, a criança amadurece diversas competências socioemocionais e desenvolve habilidades de lógica e comunicação, entre outras.

Sendo assim, conheça alguns dos benefícios de estimular o pensamento crítico já na fase infantil da vida.

Desenvolve a inteligência emocional

A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer e compreender as próprias emoções e também as emoções do outro. Por isso, trabalhar essa capacidade desde a infância é importante para que a criança se torne uma pessoa capaz de construir relações saudáveis e fazer boas escolhas.

Dessa forma, ao pensar criticamente, a criança desenvolve a habilidade de analisar e compreender os seus sentimentos, assim como dos outros, e decidir a melhor forma de agir de acordo com o que analisou. Logo, o desenvolvimento da inteligência emocional é um dos benefícios de estimular o pensamento crítico.

Promove a autonomia

Ser capaz de pensar de forma crítica significa ser autônomo no pensar e no agir. Isso porque, quando a criança consegue analisar as situações e criar as suas próprias opiniões a partir disso, ela também é capaz de agir por conta própria e autônoma, sem depender de outras pessoas para tomar decisões.

Apoia a criatividade

Durante o processo de organizar e analisar as suas ideias, a criança cria cenários e hipóteses, se imagina no lugar do outro, e passa por uma série de conexões mentais que sustentam uma mente criativa.

Aumenta o foco e a disciplina

É natural do ser humano tirar conclusões de forma rápida e automática, sem realmente pensar em tudo o que está sendo apresentado e em todas as consequências. Por isso, essas conclusões e tomadas de decisões rápidas podem ser equivocadas e prejudiciais. Dessa forma, o pensamento crítico colabora com a organização dos pensamentos e ajuda a manter o foco nos objetivos e construir disciplina.

Para exemplificar, uma criança com pensamento crítico consegue entender a necessidade de fazer a lição de casa antes de brincar com os amigos, assistir TV ou se distrair em dispositivos eletrônicos. Afinal, ela consegue analisar todo o cenário e tomar a melhor decisão para a sua vida por meio de uma visão analítica. Assim, fica mais fácil fazer a escolha certa e manter o foco e a disciplina.

Desenvolve habilidades de lógica e comunicação

A prática de pensar criticamente exige que a criança pense de forma lógica e saiba comunicar da melhor maneira possível o seu pensamento. Isso porque, o pensamento crítico requer observação e análise do que está sendo apresentado, para, então, construir um raciocínio lógico de como interpretar, comunicar e agir.

Dessa forma, a criança desenvolve um raciocínio lógico e consegue expressar os seus pensamentos de um jeito compreensível e coerente com as suas ideias.

Protege contra manipulação e notícias falsas (fake news)

Quem consegue pensar de forma crítica sabe selecionar a melhor informação e analisar com cautela antes de decidir acreditar ou não no que foi apresentado. Por isso, é importante trabalhar o pensamento crítico no Ensino Infantil para que a criança se proteja contra manipuladores emocionais e para que se torne um adulto seletivo com as fontes e as notícias espalhadas na internet.

Portanto, agora é possível compreender o que é e como funciona o pensamento crítico, assim como por que é tão importante estimular essa capacidade desde o Ensino Infantil para que a criança desenvolva uma série de funções cognitivas e se torne um adulto com habilidades pertinentes ao século XXI.

Quer entender como a escola pode contribuir para o desenvolvimento infantil? Então, leia, agora, sobre a contribuição da Educação Integral na formação do aluno!

Quero saber mais sobre educação integral!

Postado porCEI

Postado em5 de março de 2021


Palavras chave:

Leia mais

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Politica de Privacidade
Ligarclique para ligar